A alopecia androgênica ou calvície de padrão masculino é a condição da queda de cabelo mais adequadamente tratada por procedimentos de transplante capilar. Isso acontece pois a calvície ocorre em uma ordem específica.  A regressão da linha capilar começa nas regiões temporais e irá progredir até a parte de trás do couro cabeludo, gradualmente formando um padrão no formato da letra M. Haverá uma diminuição dos fios na área central e frontal, logo acima da testa, conforme a condição avança. Isso será seguido por uma área calva no centro da região do vértice que lentamente irá radiar para fora. O que resultará será uma área calva no topo do couro cabeludo, deixando um tipo de padrão capilar, que se parece com uma ferradura, nas porções mais baixas da cabeça. Isso formará a área de doação, da qual o cabelo já existente pode ser coletado para ser implantado nas porções com poucos fios do couro cabeludo.

Tudo sobre Transplante Capilar

Um paciente em potencial não deve esperar que sua calvície de padrão masculino siga sua progressão natural para receber o tratamento. Um caso avançado de alopecia androgênica deixaria uma área calva maior que um couro cabeludo coberto com cabelos. Isso torna difícil tratá-la usando os folículos capilares já existentes. Não há nenhuma nova unidade sendo criada através dos procedimentos de transplante capilar. O transplante de unidade folicular (FUT) ou a extração de unidade folicular (FUE) apenas movem as unidades de folículo capilar já existentes no couro cabeludo para cobrir as áreas que precisam mais delas. Eles coletam cabelo de lugares que tem menos chance de perder os fios conforme a calvície de padrão masculino progride. Esta é quase sempre a área de doação, pois o crescimento capilar nesta região será mantido, mesmo depois que a alopecia tenha seguido sua progressão natural.

Encontrar fios e pelos para cobrir as regiões calvas em casos avançados de alopecia androgênica é algo desafiador, pois existem mais fatores a se considerar. Os outros fios e pelos disponíveis apropriados para um procedimento de transplante capilar são os do corpo e os da barba. Devemos notar que estes fios e pelos quando transplantados não mudariam suas características quanto a sua cor, ondulação ou diâmetro. Os pelos da barba tendem a ser um tanto espessos quanto ao seu diâmetro e podem se tornar cacheados dependendo da genética da pessoa. Os pelos do corpo, por outro lado, são mais finos e podem lembrar os cabelos do couro cabeludo de uma forma mais aproximada. Planejar onde implantar estes tipos diferentes de pelos e cabelos é algo crucial antes de dar inicio ao procedimento.

Determinar o tipo de crescimento capilar da área na qual os pelos corporais ou faciais serão implantados é importante para criar consistência quanto a sua aparência. Colocar pelos faciais na margem da linha capilar, seja na região frontal ou temporal, por exemplo, não é aconselhável pois esta área geralmente possui fios mais finos crescendo nela. Colocar pelos faciais que são mais espessos quanto ao seu diâmetro fará com que eles se sobressaiam, criando um estilo capilar que parece estranho. O mesmo deve ser dito quando usamos pelos faciais para cobrir uma cicatriz linear de FUT. Pareceria uma linha sólida quando vista de trás, não apenas devido a sua espessura, mas também devido ao seu tom mais escuro. Deve haver uma boa mistura dos fios do couro cabeludo e dos pelos corporais, o que a tornaria uma combinação ideal quanto a transplantar os cabelos.  De qualquer modo, os pelos faciais devem ser usados em pouca quantidade e implantados em baixas concentrações.

Outros métodos que podem ser usados para aumentar a quantidade de cabelos para doação são realizados através do uso de produtos criados para camuflar as áreas calvas. Eles podem reproduzir a imagem de uma cabeça com cabelos mais espessos instantaneamente cobrindo qualquer área calva. Estes produtos podem ter fibras ligadas a cabelos já existentes fazendo com que eles pareçam mais densos e exuberantes. Deve-se tomar cuidado, contudo, ao sair na chuva já que estes produtos podem sair facilmente sob chuva forte.

Transplantes capilares quando há uma falta de cabelos para doação adequados