A queda de cabelo pode ser um infortúnio para algumas pessoas. Elas precisam testemunhar sua lenta progressão conforme o couro cabeludo lentamente perde seus fios de cabelo. Encontrar a solução correta para tratar suas condições pode ser algo um tanto desafiador devido a todas as opções disponíveis no mercado hoje em dia. Existem também produtos e serviços para evitá-las que apenas fornecem ofertas chamativas, mas nada mais em retorno. Eles são “comprimidos de açúcar” (efeito placebo, não é um medicamento real) ou medicamentos fraudulentos, que não ajudarão a tratar a queda de cabelo. E o pior é que existem algumas supostas soluções que não apenas agravam a situação, como também acarretam outros problemas. Conhecer os tratamentos comprovados e testados pode ajudar a evitar métodos ainda em fase de testes.

O shampoo anti-queda é um dos agentes de restauração capilar mais fáceis de usar do mercado. Ele é aplicado topicamente e pode ser incorporado na rotina diária de uma pessoa. Shampoos anti-queda oferecem um crescimento capilar mínimo e podem ser efetivos quando a condição não está em seus estágios mais agressivos ainda.

Quais opções de restauração capilar não cirúrgica estão disponíveis?2525

 

Corretivos podem camuflar quaisquer áreas calvas expostas. Estes produtos podem ajudar também a aumentar a densidade capilar fazendo com que o cabelo pareça mais denso. Contudo, eles são apenas temporários e podem facilmente sair quando molhados. A área calva que eles podem cobrir também é limitada, pois eles precisam funcionar junto aos cabelos já existentes ao redor para serem efetivos.

Produtos como o pente a laser (laser hair comb) ajudam a estimular a circulação sanguínea no couro cabeludo resultando em um aumento quanto ao crescimento capilar. Eles afetam diretamente os folículos capilares e devem ser usado diariamente para que se obtenha excelentes efeitos. Assim como os produtos mencionados previamente, eles são efetivos apenas quanto à queda de cabelo em seus estágios iniciais.

Os medicamentos são, talvez, o tratamento não cirúrgico mais efeito para a restauração capilar. Existem dois medicamentos aprovados pela Food and Drug Administration (FDA) (o órgão governamental dos Estados Unidos da América responsável pelo controle dos alimentos e medicamentos) que são comprovados quanto a ajudar a impedir o avanço de entradas, e podem possivelmente aumentar o crescimento capilar. O primeiro é o minoxidil, uma solução aplicada topicamente criada para aumentar a força e a espessura dos cabelos já existentes. Mais popularmente vendido como Rogaine, o minoxidil foi inicialmente usado para tratar a pressão alta até que se descobriu que ingeri-lo levava ao crescimento capilar. Não é algo claro, contudo, exatamente como ele faz isso. Este produto deve ser usado duas vezes ao dia e funciona melhor em uma linha capilar que ainda não tenha regredido a um estágio mais severo. A outra medicação é a finasterida, uma medicação mais potente que o minoxidil. Vendida como Propecia, ela é um tratamento ingerido oralmente para a queda de cabelo. Ela funciona inibindo a formação de di-hidrotestosterona (DHT), um hormônio que causa o encolhimento do folículo capilar, e eventualmente a queda de cabelo, através de seu bloqueio quanto ao recebimento dos nutrientes vindos da corrente sanguínea. Isso é alcançado evitando que a testosterona se una a enzima 5-alpha-redutase para produzir a DHT. Existe uma terceira forma de medicação que também é efetiva quanto a tratar a queda de cabelo, contudo ela não possui a aprovação da FDA. Ela é chamada de espironolactona e é vendida com o nome comercial de Aldactone. Este também é um produto aplicado topicamente que funciona evitando que a DHT se una aos folículos capilares.

É importante se consultar com um médico qualificado antes de dar inicio a qualquer tratamento para a queda de cabelo. Existem diferentes condições da queda de cabelo que podem ser tratadas de uma forma mais precisa por uma solução específica contra a queda de cabelo. Ser capaz de saber qual é a opção certa pode ajudar a fornecer uma melhor solução, economizando tempo e dinheiro no processo.

Quais opções de restauração capilar não cirúrgica estão disponíveis?