A micropigmentação capilar é geralmente considerada como sendo um tratamento para solucionar a condição da queda de cabelo. Ela possui, contudo, uma outra aplicação útil. Ela também pode ser utilizada para encobrir cicatrizes resultantes da cirurgia de transplante capilar. Existe um grande número de pacientes que já foram beneficiados por este procedimento, contudo, ele pode às vezes necessitar da ajuda da laserterapia. A abordagem sempre terá que ser baseada em uma análise caso a caso.

O Transplante de Unidade Folicular (FUT) será o tópico desta discussão. Outros tipos de cicatriz serão mencionados em outros artigos. Serão as cicatrizes derivadas do FUT em particular que serão discutidas devido a sua aparência mais acentuada. Elas são mais propensas a serem encontradas tanto nos lados mais baixos quanto na parte de traz do couro cabeludo. Note que existem alguns pacientes que terão mais de uma cicatriz linear devido a ter cirurgias sucessivas.

Vinci Hair Clinic MSP Brasil

 

Os homens que passaram por um FUT podem não estar cientes do que é o procedimento de micropigmentação capilar. Ele seria especialmente beneficial para aqueles que já se encontram ou que estão se aproximando dos últimos estágios da escala Norwood  Hamilton. Realizar a cirurgia de transplante capilar neste ponto pode não suficientemente cobrir a área calva. Um FUT necessita de uma boa quantidade de folículos capilares saudáveis para ser bem sucedido. Ele não cria folículos novos. Uma cirurgia de transplante capilar meramente reorganiza suas posições no couro cabeludo. Isso exigiria uma área de doação maior que a da área transplantada, pois a área de doação ainda precisa manter sua cobertura depois que os folículos capilares tenham sido coletados dela. Obter um tratamento de micropigmentação capilar neste estágio pode ser algo mais possível. Seria tão simples quanto raspar os cabelos restantes e aplicar o padrão capilar pré-determinado.

Mesmo com o fato de que existem algumas operações de FUT que não deveriam ser realizadas devido à falta de cobertura pelos cabelos já existentes ao redor, um tratamento de micropigmentação capilar ainda pode ser usado para solucionar a situação. Mesmo sendo efetivo, podem ser necessárias mais de uma sessão, dependendo do nível de habilidade do técnico e da área adicional a ser tratada.

Ele também pode ser limitado quanto a sua aplicação se as cicatrizes não curaram de forma apropriada. Uma cicatriz queloide, por exemplo, é muito difícil de camuflar quando completamente exposta. Contudo a micropigmentação capilar ainda pode ser utilizada quando há fios de cabelo já existentes que podem ajudá-la a se misturar ao fundo.

O tratamento específico para uma cicatriz de FUT é realizado, contudo, existem pacientes que optaram por tratar seu couro cabeludo inteiro. Isso pode ser ir além do necessário, ele normalmente se estenderia dois centímetros ao redor da cicatriz para melhor assimilá-la ao couro cabeludo. Pode ser uma boa ideia realizar o tratamento na cabeça inteira para se assegurar quanto a qualquer queda de cabelo adicional que possa ocorrer. Isso economizaria tempo já que o paciente já está tendo sua cicatriz coberta de qualquer forma.

Uma cicatriz de FUT que seja plana e sem cor pode ser facilmente ocultada através da micropigmentação capilar. Pode ser melhor esperar, contudo, se ela ainda estiver avermelhada ou até mesmo rosa. Isso pode indicar que a cicatriz ainda está sarando, entretanto a laserterapia pode ajudar a acelerar sua aparência neutra caso mais de dois anos já tenham passado. A laserterapia Fraxel também pode ser utilizada se a cicatriz for elevada, ligeiramente denteada ou se a pele ao redor dela não for a mesma. Isso dependeria de como a pele de cada paciente reage ao tratamento. O tecido da cicatriz reage de uma forma diferente da pele normal. Ele tem uma grande taxa de absorção quando se trata de pigmentos. Causando um grau maior de desbotamento. Sessões adicionais para repetir o processo, contudo, são tudo que é necessário para completar a tarefa.

Cicatrizes de transplante capilar sendo ocultadas através do uso da MSP