A calvície é uma situação difícil que muitos homens gostariam de evitar. Esta condição já teve um impacto emocional na autoconfiança e na autoestima de muitos homens. Ela é geralmente vista como algo negativo e é vista como sendo desprovida de qualquer ponto positivo que possa ser usado a seu favor. Existem, contudo, provas conclusivas de que a queda de cabelo pode ser um sinal indicando um problema de saúde mais grave. Isso pode nos levar a pensar que a calvície pode ser usada como um sinal de alerta para esta condição.

O Dr. Philippe Giraud da Paris Descartes University em Paris, descobriu que seiscentos e sessenta e nove homens que exibiram indicadores quanto à queda de cabelo ao completar seus vinte e tantos anos tinha uma chance maior de ter câncer de próstata do que os homens que não manifestam sinais de calvície até completar os seus trinta anos. Essa correlação aconteceu mais de uma vez, e realmente há uma associação entre o câncer de próstata e a calvície.

A queda de cabelo está ligada ao câncer de próstata?

Devido a provas obtidas em estudos anteriores descobriu-se que uma mesma ideia pode ser algo um tanto confuso. Os resultados realmente eram conflitantes já que em um estudo descobriu-se que a calvície precoce leva a um aumento na taxa de câncer de próstata enquanto que um outro forneceu dados relatando que o predomínio da doença diminuía quando a queda de cabelo ocorria em homens nos seus vinte anos. O último teste, contudo, mostrou que o tipo de alopecia não tinha relevância. Tudo que era necessário era que os homens estivessem de fato ficando calvos nos seus vinte anos. Este foi o fator principal que forneceu uma ligação quanto a uma maior possibilidade de câncer.

Qual é a relação entre os dois?

Não há nenhuma estrutura estabelecida, contudo, deve haver o suficiente para que se possa fornecer um palpite fundamentado quanto aos andrógenos podem influenciar amplamente ambos. Eles têm um papel crucial quanto a inibir o crescimento capilar, assim como incentivar o desenvolvimento das células da próstata. Um dos fatores que contribuem com esta hipótese é a finasterida.

Ela serve a um duplo propósito, ela previne quedas de cabelo futuras e diminui tumores na próstata inhibiendo andrógenos. Contudo ainda há a necessidade de desenvolver esta teoria.

Há a possibilidade de tratar o câncer de próstata antes que ele se torne maligno. As células cancerígenas se movem gradualmente ao longo dos anos levando os médicos a acreditar que os homens podem ser examinados para que se possa encontrá-las, da mesma forma como é feito com as mulheres quanto ao câncer de mama. Se a queda de cabelo ocorrer durante os vinte e poucos anos de um homem, podemos tranquilamente concluir que ele deve também ser examinado quanto ao câncer de próstata mais cedo, para que ele esteja atento quanto a tumores. Os sinais que podem indicar a existência desta doença têm até então sido considerados como sendo o histórico familiar e o fato de o homem ser afro-americano. E agora a calvície precoce pode bem ser uma possibilidade a ser inclusa nesta lista.

Isso não deveria significar automaticamente que os homens passando por qualquer tipo de queda de cabelo deveriam esperar ter câncer de próstata. Ainda há a necessidade de mais pesquisas sobre a calvície precoce e os diferentes tipos de queda de cabelo que a conectar ao câncer de próstata.

Isso não deve ser uma razão para preocupação no momento. Tudo isso ainda é uma teoria que está aberta a diferentes opiniões. O que ainda precisa ser checado é o fato da queda de cabelo precoce realmente ter um papel importante quanto a determinar o aumento na incidência do câncer de próstata mais tarde na vida de um homem. É importante saber que há uma chance de que isso seja verdade. Não faria mal visitar um médico prontamente para realizar um exame e procurar por células cancerígenas na próstata. Isso pode ser potencialmente algo que pode salvar vidas, e a queda de cabelo prematura realmente pode se tornar uma condição que pode ser usada de uma forma positiva.

A queda de cabelo está ligada ao câncer de próstata?